O Bacalhau Dias oferece dicas sobre o bacalhau. Conheça e partilhe!

 

 

 

 

 

 

O descongelar
Para descongelar, deixe o Bacalhau Dias à temperatura ambiente aproximadamente 2 horas. Esta é uma regra essencial com a garantia do melhor sabor e textura à sua mesa.

As quantidades
Para saber a quantidade de bacalhau numa refeição, calcule entre 150g e 250g por pessoa.

A pele do Bacalhau
O melhor momento para retirar a pele do bacalhau é quando ele ainda está salgado e seco: levante a pele numa das extremidades e retire-a com puxadas firmes. Depois da cozedura, a pele também sai com facilidade. O melhor momento para retirar as espinhas é quando se desfia o bacalhau ainda salgado e seco ou depois da cozedura.

Como cozinhar o bacalhau
O bacalhau não deve ser fervido, a não ser que a receita ou a preparação o indiquem. A fervura prejudica o paladar e resseca o peixe. Deve ser sempre preparado em água a ferver, ou seja, em lume brando, sem borbulhar; pode reservar o caldo do bacalhau (a água da cozedura) para cozinhar as batatas ou o arroz.

A cozedura
Em receitas de bacalhau no forno ou bacalhau na brasa, faça uma pré-cozedura do bacalhau, colocando-o num tabuleiro imerso em água (em lume brando, sem ferver) durante 10 minutos.

Apurar o paladar
Se quiser apurar o paladar do bacalhau, de acordo com a receita, deixe-o temperado com azeite e ervas (coentros ou salsa, por exemplo) ou submerso no leite durante pelo menos 2 horas antes da confecção do prato.