Os Produtos Dias são a melhor alternativa, quer em termos de composição, quer em termos de sabor. A melhor solução para os apreciadores de bacalhau que procuram o melhor, sem perder muito tempo na cozinha.

Bacalhau
à Zé do Pipo
Alternativa Dias
 

Ingredientes

2 Lombos de bacalhau

1dl de azeite

1,5kg de batatas

0,5dl de vinho branco

1 Frasco de maionese

2 Dentes de alho

2 Cebolas médias

12 Azeitonas

Sal e pimenta q.b.

Modo de confecção

  1. Separe os lombos do bacalhau e coza em leite por 3 minutos, retire do leite e arrefeça.

  2. Lave bem as batatas e coloque-as a cozer com a pele, em água e sal. Depois de bem cozidas, escorra a totalidade da água e com a ajuda de um espremedor de batata passe a puré. Coloque o puré dentro de um tacho e envolva a manteiga e tempere com sal e pimenta.

  3. Num tacho refogue a cebola e dois dentes de alho no azeite e junte o bacalhau e cozinhe por 1mn.

  4. Corte as cebolas em meias luas e pique os dentes de alho. Coloque numa frigideira o azeite e leve a aquecer a lume forte, seque bem o bacalhau e frite ligeiramente, até ficar dourado por fora. Retire o bacalhau da frigideira e junte a cebola e o alho, frite um pouco até a cebolada ficar macia mas não queimada. Acrescente agora o vinho branco e deixe ferver um pouco até evaporar o liquido.

  5. Com a ajuda de duas colheres de sopa, faça um montinho de puré, coloque a cebolada por cima e cubra com a maionese. Leve a gratinar e depois acompanhe os lombos de bacalhau, com umas azeitonas a decorar e um bom fio de azeite.